Já imaginou utilizar a holding familiar no planejamento sucessório? Se você não sabe do que estamos falando, vamos te explicar tudo neste blogpost. 

O primeiro passo é entender que a holding é como um conjunto ou ativos de empresas, na qual concentra-se a gestão financeira, administrativa e estratégica em apenas uma instituição. 

Nesse caso, estamos nos referindo ao conjuntos de negócios controlados por uma mesma família. Assim, a participação de cada membro pode ser por meio de imóveis, ações, títulos ou outros investimentos.

Dessa forma, para desenvolver esse tipo de estrutura é preciso analisar bem se o modelo faz sentido para o seu negócio, como entender qual será o objetivo, o tipo, a forma de capitalização e muito mais. 

Apesar de parecer complicado, a holding familiar tem diversos benefícios que facilitam as estratégias e a organização das empresas envolvidas, inclusive, para o planejamento sucessório. 

Pensando nisso, separamos alguns tópicos que você precisa conhecer. Veja só: 

3 motivos para ter uma holding familiar no seu planejamento sucessório 

1. Reduza custos  

Uma das principais vantagens é o compartilhamento de recursos, ou seja, é possível reduzir riscos, custos e ainda tornar o gerenciamento da gestão muito mais simples. 

Essas economias são referentes também aos impostos cobrados na transferência de patrimônio que, quando comparados com os tradicionais individuais, costumam ser bem mais vantajosos. 

2. Planeje com eficiência 

Um segundo fator é que, com a holding familiar, os membros conseguem ter um mapeamento muito mais estruturado da passagem do patrimônio, evitando grandes conflitos no futuro. 

Por exemplo, o período de transição de patrimônio é realizado pela transferência das cotas para os herdeiros, como com doações, vendas ou outras maneiras possíveis e descritas na legislação. 

3. Esteja protegido 

Não sei se você conhece, mas a proteção patrimonial é baseada em estratégias para evitar possíveis riscos, como ações judiciais, dívidas, multas e tudo aquilo que possa prejudicar o negócio. 

Portanto, ter  holding familiar no planejamento sucessório garante cláusulas de impenhorabilidade para, por exemplo, proteger os bens de eventuais disputas judiciais entre os membros. 

-> Veja a importância de contratos bem elaborados para empresas. 

Planeje a sua holding familiar com especialistas 

Depois de conhecer as vantagens, deu para notar que a holding familiar pode ser uma ótima opção para a sua sucessão patrimonial, não é? 

É a partir disso que você terá um planejamento ainda mais estruturado, garantindo a preservação dos negócios da sua família e evitando grandes dores de cabeça. 

Por isso, se você deseja dar o próximo passo, é interessante contar com um profissional na área para uma maior segurança jurídica e tributária. Aliás, se quiser saber mais sobre holding familiar e assuntos semelhantes, siga as nossas redes sociais e fique por dentro das notícias do mundo do Direito.